Estamos haciendo la traducción de lo site QuintalPavos

Pavões verdes (Pavo muticus) 

Pavo Muticus muticus

Existem três sub-espécies de pavões verdes (Pavo muticus muticus ou Pavão de Java, Pavo muticus imperator também chamado de indo-chinese green peafowl e Pavo muticus spicifer ou burmese green peafowl também conhecido por pavão da Birmania).
Não é fácil encontrar exemplares da sub-espécie Muticus muticos, tal como os Spicifer. O Muticus imperator é o mais comum, mas não menos bonitos a que de forma errada a grande maioria das pessoas lhes chama de Pavões de Java.

O pavão de Java (Pavo muticus muticus) é uma ave de porte muito fino, alto e magro. As fêmeas Muticus muticos têm a coroa de penas da cabeça aproximadamente cinco centímetros mais comprida do que uma fêmea de Muticus imperator. As penas do peito e pescoço, em forma de escama, são verdes com reflexos dourados, enquanto que as dos Muticus imperator são verdes com reflexos cobre. Os ombros do pavão Muticus muticus são mais azuis. Na imagem à direita pode ver uma fotografia de um casal de Pavões de Java. Esta fotografia tirada no Jardim Zoológico de Yogjakarta em Jakarta, foi-nos enviada pela Sr. Friedrich, um dos homens que mais tem estudado as três sub-espécies de pavões verdes. A difícil distinção entre as três subespécies de pavões verdes, levou a que em cativeiro, se perdessem a grande maioria de animais puros. Muitos criadores desconhecem a existência destas subespécies. Como acima foi dito, é frequente todos os animais das três subespécies serem chamados de pavões de Java e assim facilita-se o cruzamento entre eles, por isso encontramos com facilidade animais com características fenótipicas que não correspondem ao padrão de uma raça pura. Só mantendo-nos em contacto com vários criadores destes animais, com gente com experiência, alguns com trabalho de investigação desenvolvido nesta matéria e com uma atitude crítica inclusivamente sobre os nossos animais, conseguiremos contribuir para a preservação destas aves.

Segundo o Sr. René Martin, um dos criador mais conhecedor destas aves, é muito difícil estabelecer um standard ou padrão de plumagem para qualquer uma das três subespécies, opinião com a qual estou completamente de acordo, porque encontramos na natureza vários núcleos de animais com origens geográficas diferentes e está provado cientificamente que o fenotipo dos animais depende da interacção genotipo/meio ambiente.

Genotipo + Meio ambiente = Fenotipo

Por isso e relativamente aos pavões verdes pertencentes à subespécie Muticus imperator encontramos animais com característica fenotipicas diferentes, assim eles tenham a sua origem no Bangladesh, em Laos, na Tailândia ou no Vietname. Na página http://pagesperso-orange.fr/spicifere/imperator.html, pode ver imagem e obter mais informação sobre estes animais. Parte da informação que disponibilizamos desta página sobre pavões verdes (Pavo muticus) foi-nos cedida pelo Sr. Friedrich e pelo Sr. René Martin.

 

 

 

 
Português (pt-PT)Español(Spanish Formal International)English (United Kingdom)